Blog
Pastel de Nata o Doce Português Mais Famoso

O Pastel de Nata é, sem dúvida, um dos doces mais icônicos e conhecidos internacionalmente de Portugal. Característicos pela sua massa folhada crocante e o seu cremoso e delicioso recheio à base de nata, esta iguaria encanta os portugueses à gerações e hoje atravessou as fronteiras e tornou-se um símbolo e um ícone da doçaria conventual portuguesa. Mas você sabe como surgiu essa delícia? Neste artigo, vamos explorar e explicar um pouco da sua história e a influência cultural deste doce tradicional.
A história do Pastel de Nata remonta ao início do século XIX a Belém na cidade de Lisboa. Tendo a sua receita sido criada pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, como forma de aproveitar o excesso de gemas de ovos, resultantes das claras que eram utilizadas para engomar as roupas e para a produção de hóstias.
Com a extinção do mosteiro no ano de 1834,a receita original dos pasteis de nata foi vendida a um empresário português, que em 1837 abriu a famosa Fábrica de Pasteis de Belém, até hoje, esta é a única confeitaria em Portugal que segue a receita original e secreta, e que pode utilizar a designação de Pastel de Belém, todas as outras confeitarias produzem variações conhecidas como Pastel de Nata.
Como curiosidade: O Pastel de Belém já foi eleito uma das melhores sobremesas do mundo por diversas publicações gastronômicas internacionais! (fonte: TasteAtlas, plataforma de gastronomia internacional).
Mas como é feito o Pastel de Nata?
O segredo para conseguir um Pastel de Nata perfeito está na combinação da sua massa folhada, que tem de ser fina e crocante, com o cremoso creme interior feito à base de gemas de ovos, açúcar e natas, este deve ser cozido num forno em alta temperatura de forma a caramelizar a superfície e adquirir a sua cor característica. Tradicionalmente para finalizar este é polvilhado com açúcar em pó e canela.
Os ingredientes e a receita até podem parecer simples, mas produzir Pasteis de Nata é uma verdadeira arte, cheia de segredos e técnicas aprimoradas ao longo de gerações. Havendo inclusive competições nacionais para eleger o melhor Pastel de Nata de Portugal.
A Influência do Pastel de Nata na Cultura Portuguesa
Símbolo nacional: O Pastel de Nata não é apenas um doce, mas faz parte da identidade cultural de Portugal. Ele pode estar presente e ser apreciado a qualquer hora do dia, seja no pequeno almoço, ao lanche e até como sobremesa, acompanhado de um café expresso numa pastelaria tradicional em qualquer cidade de Portugal ou nos mais requintados e sofisticados restaurantes nacionais.
Expansão internacional: Este doce “saiu” de Portugal e já conquistou o mundo, sendo popular em países como Brasil, China, Reino Unido, Estados Unidos da América etc... Muitas padarias fora do país tentam recriar e reinventar esta delícia, mas nada se compara ao sabor do autêntico Pastel de Nata português!
Competições: Em Portugal, há concursos anuais para distinguir o melhor Pastel de Nata do país, o que demonstra a paixão dos portugueses por essa iguaria culinária.
Conclusão
O Pastel de Nata é muito mais do que um simples doce ou sobremesa, é um pedaço da história e tradição portuguesa. Seja para saborear numa viagem a Portugal ou para se aventurar e preparar em casa, esta iguaria continua a conquistar paladares pelo mundo.
Fontes: Academia Portuguesa da História, Site da Fábrica dos Pasteis de Belém, Revista Time Out Lisboa, Revista Evasões, entre outras publicações especializadas.
Podemos não vender o tradicional Pastel de Nata, mas temos peças únicas em cerâmica inspiradas neste delicioso doce tradicional: